Mais uma conversa com Dr. José de Aragão, em forma de perguntas e respostas.
Nessa conversa falamos sobre o processo de reencarnação, preparação da Terra para o recebimento dos espíritos traumatizados de outros planetas para recuperação, da natureza e da aceitação da morte pelo Eu Superior, assim como a iluminação, a importância de se colocar em ação e em trabalho evolutivo, finalizando com uma descrição emocionande do Grande Reencontro.
Data: 03/01/2026
Pergunta: Dr. Aragão, podemos ter uma conversa hoje?
Resposta: Sim, podemos!
Pergunta: Dr. Aragão, ontem falamos com o Yahweh e, nossa!, que energia e quanta sensibilidade Ele tem ao se expressar, pois Ele é realmente muito amoroso com as palavras. Várias pessoas relataram a emoção de ler as palavras de Yahweh e eu realmente concordo que é emocionante, principalmente, ao final. O senhor e os demais irmãos de Confederação já acomapanham o Yaweh desde sempre?
Resposta: Se fossemos medir em seu tempo, poderíamos dizer que sim, que seria há uma eternidade. No entanto, como Ele bem se expressou, todos nós já fomos seres primordiais no sentido mais simples da palavras, e todos nós já passamos pelos ensinamentos dos planetas de 3° dimensão, como é Tiamat (Terra) no presente momento. Contudo, as nossas sociedades não eram de ímpeto tão belicoso (de guerras) ou tão competitivas quanto à humanidade atual. Porém, há de se convir que os tempos eram outros, pois no início de tudo, não havia tantas forças opositoras quanto àquelas que existem neste momento. Quanto ao meu irmão Yaweh, veja que ele é um grupo de ser superior, assim como nós e os outros demais irmãos confederados, no entanto, em termos de expressão com amor e realidade, Ele tem uma grande glória ao se colocar para entendimento e muito disso, creemos nós, que Ele realmente se coloca na posição de Pai/Mãe de todos, mesmo nem todos sendo os seus filhos, Ele é capaz de amar a todos por igual e aprender a ter paciência com a recuperação e a ressuscitação de todos os seus filhos, mesmo alguns sendo sobrinhos, por assim dizer. Então, podemos afirmar que Ele é o ser mais paternal e maternal de nós todos. E é por isso que Ele quem é o Criador Primordial de tudo isso que vocês conhecem, até o momento, como realidade deste planeta.
Pergunta: Dr. Aragão, aquele final em que o Yaweh menciona sobre Ele ter criado essa realidade para salvar os humanos deles mesmo é de uma complexidade e emoção que é inexplicável e realmente retrata esse amor paternal e maternal ao mesmo tempo que o senhor menciona. Ontem foi um aprendizado e tanto que as palavras de Yaweh irão ressoar em muitas mentes por algum tempo. O que o senhor pode complementar sobre isso?
Resposta: Como o ser Eterno que é o meu irmão do Vento e do Movimento, como Ele bem se explicou, veja que ninguém conhecerá melhor um filho, ou até um sobrinho, do que Ele próprio. Como Yaweh afirmou, Ele é um Criador do Movimento e não da Palavra. Então, o que realmente importa para Ele, bem como para a dimesão Dele, é a Ação. O Verbo é proferido a todo o momento, com boas ou más intenções, porém, o que irá fazer a realidade mudar e melhorar são as novas ações. Assim como Ele teve compaixão por todos aqueles espíritos perdidos, machucados, traumatizados, magoádos, que fizeram atrocidades e estavam em loucura, acabaram por terem uma nova chance divina graças à ação do meu irmão, que criou toda essa realidade, que embora pesada, ou densa, é linda, exuberante, com um céu brilhante e estrelas maravilhosas que reluzem pela eternidade. Nada do que vocês chamam de natureza foi criado por acaso, pois quando Yaweh elaborou a Mãe Natureza, através de semeaduras, com a coloração aprofundada pelo outro irmão AsRan, Ele achou que aqueles espíritos perdidos necessitavam de um ambiente com calmaria, tranquilidade, rios em fluidez, luz de um Sol de dia, luz de uma lua à noite, estrelas dançantes e animais vivendo em certa harmonia para serem observados e admirados. Tudo isso foi criado para trazer conforto e uma nova chance a uma espécie machucada e traumatizada, a ser humana. E veja se isso não é o que podemos chamar de um verdadeiro Amor? Seria muito mais fácil um Criador observar de longe aquele conjunto de espíritos traumatizados e deixá-los lá na eternidade, contudo, o difícil é entrar em ação, o difícil é fazer acontecer. E Yaweh fez acontecer!
Pergunta: É verdade Dr. Realmente quando retratam Yaweh como um ser rancoroso, irado e ciumento é de uma falsa analogia sem tamanho, como se pudéssemos, nós, pequenos seres humanos, com inteligência limitada, aptos a julgar um Criador que salvou uma eternidade inúmera de espíritos perdidos neste universo, que fizeram muitas maldades, e, mesmo assim, estão tendo uma nova chance. Falando nesse aspecto, Dr. Aragão, gostaria de perguntar ao senhor o motivo de umas pessoas terem uma duração maior que outras, mesmo umas durando mais e não exercendo a sua missão, ficando em procrastinação, preguiça e estagnação. Talvez eu esteja sendo um pouco duro nessas palavras, contudo, servem apenas para deixar o meu ponto mais claro, já que sei que ninguém é inútil, apenas, insuficiente para o próprio crescimento espiritual. O que o senhor poderia comentar sobre isso?
Resposta: Entendo o seu contexto, pois quando falamos da iluminação, essa energia tem de ser 50% maior que a de um ser em estagnação, portanto, compreendo que os adjetivos de preguiça e estagnação colocam o ser humano em estado de inércia incapaz de mudá-lo o suficiente para o seu próprio alvorecer. Veja que muitos seres humanos estão em última reencarnação, devido ao seu prévio acordo, e, com isso, caso não ajam e não se melhorem como seres celestiais, ainda ficarão presos na roda da reencarnação para a próxima existência, em outro planeta, não sendo possível mais se inferir nesta realidade, o que levará milênios ainda para ocorrer e, portanto, as estadias desses espíritos são prolongadas na esperança de que Yaweh têm que se melhorem e cresçam o máximo possível no sentido espiritual.
Pergunta: Entendi, Dr. Na minha visão, vejo muitas pessoas morrendo cedo não tendo muitas chances quanto outras e isso, ao meu ver, com uma visão de ser humano limitado que estou neste momento, acabo por não concordar que uns, que poderiam fazer grandes feitos, acabaram sendo levados ao vale da morte, e, aqueles que pouco fazem, ainda permanecem em inércia aqui aguardando algo ocorrer, pois têm preguiça de agir. O que o senhor poderia comentar sobre isso?
Resposta: Veja que, como o meu irmão mencionou, as doenças são transformadoras. Seres humanos, após grandes traumas de dor e de doenças (experiências de quase morte), são capazes de mudar a sua percepção de vida e se colocarem em situação de extremo crescimento espiritual planejado para aquela vida. Então, veja que ao atingir esse patamar (de evolução), esse ser humano transformado por uma dor, ou uma doença, é capaz de morrer em uma iluminação previamente desejada, e, então, com o acordo espiritual sendo realizado, esse ser humano concorda com o seu desencarne e se escala para as próximas realidades e vidas, em outras dimensões ou até planetas.
Pergunta: Creio que agora entendi melhor esse conceito. Então, os seres humanos que se vão mais cedo já foram capazes de atingir uma iluminação previamente desejada pelo seu próprio espirito e, para não arriscar perder esse caminho, ou não colocar tudo em vão, então o seu próprio espírito concorda com o seu desencarne? Seria mais ou menos isso?
Resposta: Veja que um ser reencarna já com um acordo prévio para um certo crescimento espiritual (não necessariamente sendo o crescimento máximo, mas o que é possível dentro das condições pré-estabelecidas). Uns planejam mais que outros. Por isso uns agem mais que outros. Os que desejam pouco, apenas ficam em procrastinação e desculpas. Os que desejam muito, agem de acordo com a sua voz interior (missão espiritual humanitária). Então, se, por acaso, ocorre uma ação transformadora e aquele ser humano consegue atingir o patamar de iluminação previamente planejado, ele mesmo concorda com a sua morte ou com a sua permanência, de modo espiritual, mas na verdade é de modo álmico, é o Eu Superior, a forma real, a mais evoluída de cada ser, que pode, ou não, concordar com a sua permanência ou com a sua partida, sabendo que com a permanência, as armadilhas desta realidade, o ser humano pode decair novamente. Então, sabendo disso, nem todos os seres humanos que sofrem doenças impactantes, quando cedo, escolhem permanecer, pois, muitos escolhem partirem e se aventurarem em outras dimensões com o nível de iluminação, mesmo não sendo o máximo, mas o suficiente para aquele espírito naquela vivência.
Pergunta: Dr., é realmente um assunto complexo. Porém, agora, ficarei mais tranquilo quanto a essa questão. Assim como Yahweh mencionou que cada um dos seus filhos têm o seu tempo, uns necessitam de muitas mais vidas e tentativas que outros. Creio também que essas pessoas que têm doenças transformadoras já cedo são capazes de grande crescimento e desprendimento, pois, vejo que muitos espíritos que ficam presos a familiares ou a objetos na dimensão do abismo viveram mais tempo que esses que ficam desprendidos pela morte "prematura". O que o senhor pode comentar sobre isso?
Resposta: Aprofundando a questão, o espirito sabe das limitações da sua consciência encarnada e, então, há um planejamento prévio para tal reencarnação. Se para o espírito, aquela iluminação que o ser humano atingiu é o suficiente, então, o Eu Superior é consultado novamente para avaliação a fim de determinar a continuidade da vida ou a interrupção. Veja que cada espírito e Eu Superior é consciente de que nem todos os seres humanos encarnados conseguirão prover uma alta iluminação naquela vida em particular, por isso, que toda essa realidade criada pelo meu irmão Yaweh é apenas uma passagem. E nessa passagem vai haver seres humanos que irão evoluir 50%, outros 60%, outros 70%, outros 90% e outros 5%. Vai de cada consciência do Eu Superior determinar em pré-acordo reencarnatório qual a porcentagem almejada para aquela vida, para aquele ser. Nem todos planejam 60 a 90%, pois muitos ainda estão em recuperação de traumas passados, erros pretéritos, e um alto planejamento poderia colocar tudo a perder. Então, o pouco de iluminação ganha, nem que seja 5%, na verdade já é uma vitória no ponto de vista da Criação.
Pergunta: Dr., o senhor mencionou que os seres humanos podem regredir se agirem de forma muito errática, ao se deixarem levar pela ilusão desta realidade e como isso ocorre?
Resposta: Se um ser do tipo avatar reencarna, ele já proveio de uma alta iluminação. No entanto, se este mesmo, por esquecimento de suas memórias e aprendizados, acaba por mergulhar na ilusão deste planeta, agindo com a pretensão divergente da planejada, ele acabará perdendo iluminação e, com isso, irá regredir e necessitará repetir a dimensão anterior de aprendizado para compensar a falha. Se o ser do tipo avatar adveio de uma 5° dimensão e ele falha em sua missão nos planos de 3° dimensão (Terra), então, após o seu desencarne, ele terá de repetir a 4° dimensão.
Pergunta: Então a reencarnação de avatares compreender um grande compromisso, pois, em uma vida de 80 anos terrenos, mais ou menos, o ser pode bagunçar uma iluminação de milhões de anos?
Resposta: Sim, exatamente. Por isso que os seres humanos que exercem a sua missão espiritual, de acordo com a sua mônada, acabam alcançando grandes evoluções de iluminação, pois, um dia trabalhado em seu planeta é como se fossem 1000 dias trabalhados nas demais dimensões. Porém, infelizmente, a grande maioria não exerce a sua missão e ficam perâmbulando entre vidas adquirindo pouca iluminação, mesmo dentro do planejado do espírito, porém, muito aquém daquilo que poderia ser provido e conquistado.
Pergunta: Por isso que o senhor menciona que os avatares não somente fazem a sua missão espiritual humanitária como também podem espelhar outras pessoas a fazer o mesmo, e creio que esse espelhamento propicia um crescimento espiritual muito além do planejado, certo?
Resposta: Muito bem observado. Por isso é importante os avatares também inspirarem os demais, independente do trabalho realizado, mas desde que auxilie à iluminação dos demais, no despertar do pensamento crítico, na expressão de liberdade, nas curas físicas e espirituais, nas descobertas tecnológicas de bom uso e tantas outras formas, para que mesmo aquele que não seja um avatar possa se tornar, por aproximação, um avatar e, com isso, conquistar altos graus de evolução.
Pergunta: Uma sentença que eu sempre comento com as pessoas mais próximas e até ao final das nossas sessões de trabalho, é que os seres humanos não poderão libertar a todos, não poderão curar a todos, não poderão ajudar a todos a se libertarem, mas que o mais importante é tentar, assim como o senhor nos ensinou. O que o senhor pode complementar sobre isso?
Resposta: Esse aprendizado equivale a uma das descobertas mais fantásticas da realidade deste planeta, pois parece que o trabalho dedicado aos demais nunca seria o suficiente, já que não é possível abraçar a todos os habitantes do planeta, no entanto, o que mais vale é a tentativa, é a disposição de colocar-se e, principalmente, de agir. Veja que essas canalizações com seres superiores que você realiza tem um grande impacto em vidas ao redor, mas não em todas as vidas do planeta, e mesmo que alguns não acreditem, aqueles que sentem em seu coração as verdades aqui proferidas e promovem as suas mudanças (e melhorias), já equivale a um alto trabalho de iluminação. E isso funciona para todos aqueles que agem em qualquer benefício do planeta, da natureza, dos seres em geral, como auxílio dos animais abandonados, dos doentes sem remédios, da natureza deturpada pela ação do homem, das tecnologias que trazem conforto e mais comodidade, possibilitando que os seres tenham mais tempo para outros afazeres e tantas outras formas.
Pergunta: Dr. Aragão, essa canalização também foi muito especial e trouxe mais esclarecimento à canalização realizada com o Yaweh. O senhor poderia então deixar uma mensagem final?
Resposta: Se vocês soubessem como são os reencontros de almas com o Pai/Mãe Yaweh, creio que os seres deste planeta iriam se esforçar muito mais para iluminarem-se. Pois não há como descrever um reencontro de puro amor, com saudades e lágrimas, em que todos nós que testemunhamos também acabamos por nos emocionar, de alguma forma, irradiando várias cores suaves na dimensão, que são capazes de chegar ao grande Criador Central que brilha de uma forma tão intensa de felicidade, que se torna um evento indescritível da junção da mais verdadeira pureza. E com esses encontros que o meu irmão Yaweh anseia, assim como todos nós também anseamos e torcemos para ocorrer. E nada melhor que um abraço puro de reencontro depois de milhões de anos, com tantas histórias para ser contada e muitas vidas ainda a serem vividas. O reencontro com o Criador é um dos acontecimentos mais lindos que existe em todas as realidades, em todas as vidas, em todas as dimensões e, a partir desse encontro, cada ser entende o quão importante foi todo aquele aprendizado necessário, mesmo com dores, perdas, sofrimentos, traumas, mas isso jusitifica tudo, é onde tudo faz sentido. E a sensação não pode ser colocada em palavras, só pode ser sentida e presenciada com toda a emoção possível. E isso nós confederados esperamos para cada ser deste planeta também: o Grande Reencontro.
Obrigado Dr! Foi uma mensagem muito bonita!
Fim da conversa.
A canalização pelo Dr. José de Aragão, um ser milenar, da sexta dimensão, muitas vezes, é um tanto complexo para o entendimento.
É importante que a leitura seja feita mais de uma vez, se possível, e assim o entendimento virá aos poucos. Também é importante que se venha de cabeça aberta, sabendo que muito o que for descrito aqui será distinto daquilo que você aprendeu em outros locais, principalmente, na internet.
Lembre-se que você não é obrigado a acreditar no que aqui canalizamos, mas, independente disso, o nosso papel estará sendo realizado. Se você irá acreditar, é uma escolha sua!